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relaciones de sentido bourdieu23 Sep relaciones de sentido bourdieu

Os indivíduos são agentes à medida que atuam e que sabem, que são dotados de um senso prático, um sistema adquirido de preferências, de classificações, de percepção (Bourdieu, 1996:44). DELSAULT, Yvette. São adquiridas pela interiorização das estruturas sociais. Seu trabalho marca o "retorno ao sujeito" e a inflexão interpretativa que deságuam nas teorias da crítica social da atualidade. Bourdieu insiste que suas demonstrações têm caráter estatístico. ______. O direito de entrada no campo é dado pelo reconhecimento dos seus valores fundamentais, pelo conhecimento das regras do jogo, isto é, da história do campo, e pela posse do capital específico. Ao analisar as estruturas internas do campo, ele produz interpretações conforme um projeto, um instrumento pelo qual o sentido é reintroduzido nas relações estatísticas (Bourdieu, 2005:191; Delsault, 2005:222). Paris: Les Éditions de Minuit, 1987. A sua escolha é inteiramente livre. Os campos são mundos, no sentido em que falamos no mundo literário, artístico, político, religioso, científico. Meditações pascalianas. A admissão no campo requer: a posse de diferentes formas de capital, o cacife (enjeux) na quantidade e qualidade do que conta na disputa interna e que constitui a finalidade, o propósito, do jogo específico; e as disposições, inclinações e aprendizados, que conformam o habitus do campo. (bens, patrimônios, trabalho), Bourdieu considera: o capital cultural, que compreende o conhecimento, as habilidades, as informações etc., correspondente ao conjunto de qualificações intelectuais produzidas e transmitidas pela família, e pelas instituições escolares, sob três formas: o estado incorporado, como disposição durável do corpo (por exemplo, a forma de se apresentar em público); o estado objetivo, como a posse de bens culturais (por exemplo, a posse de obras de arte); estado institucionalizado, sancionado pelas instituições, como os títulos acadêmicos; o capital social, correspondente ao conjunto de acessos sociais, que compreende o relacionamento e a rede de contatos; o capital simbólico, correspondente ao conjunto de rituais de reconhecimento social, e que compreende o prestígio, a honra etc. Do berço ao túmulo absorvemos (reestruturamos) nossos habitus, condicionando as aquisições mais novas pela mais antigas. Apesar de ter se graduado como filósofo, começou suas pesquisas como etnólogo na Argélia e terminou por revolucionar a sociologia: sua inovação metodológica o tornou reconhecido em todo o mundo acadêmico. Da fenomenologia, Bourdieu rejeita o descritivismo, que considera apenas como uma etapa do processo de investigação. Nesse ponto Bourdieu costuma dirigir sua atenção para o habitus, mais precisamente para a análise da gênese do habitus dos agentes, o que lhe permite um quadro de referência que evita tanto o psicologismo (o sujeito particular) como o logicismo (o sujeito desencarnado). As primeiras instituem o mundo inteligível, que só é inteligível porque pensado a partir das segundas. Bourdieu realiza uma crítica continuada ao longo da pesquisa. Dominamos saberes e estilos para podermos dizer, escrever, compor, inventar. As estruturas mentais pelas quais os agentes sociais apreendem o social, e que são produto da interiorização do social, geram visões de mundo que contribuem para a construção deste mundo (Bourdieu, 1987:155 e segs.). O passo subseqüente é a análise da posição dos agentes e instituições objeto do estudo na estrutura do campo, isto é, a construção da problemática. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Por exemplo, o campo simbólico pode se sobrepor a outro, como a moda se sobrepõe à lógica econômica em determinadas circunstâncias e épocas. Contra a idéia da amostra espontânea do positivismo, Bourdieu trata o empírico, desde o recorte do real a ser examinado até a formulação das questões, a partir de uma teorização prévia. O método consiste em estudar o campo mediante a aplicação dos conceitos pré-formados, de modo a desvelar os objetos sociais, o conjunto de relações que explicam a lógica interna do campo. As suas hipóteses constituem um "protocolo de teste projetivo" da teoria (Bourdieu et al., 1990:82 e segs.). Por este motivo Bourdieu não trabalha com o conceito de sujeito. A vida social é governada pelos interesses específicos do campo. Magazine Littéraire, Paris, n. 369, p. 45-47, oct. 1998. Do estruturalismo, Bourdieu rejeita a redução objetivista que nega a prática dos agentes e não se interessa senão pelas relações de coerção que eles impõem. Journal of Classical Sociology, London, v. 2, n. 3, p. 299-328, 2002. Mas precisamos ter em conta que o modelo que vai verificado e corrigido tem a função de explicar a realidade. Análisis de Bourdieu- Weick. (Numéro Spécial — Pierre Bourdieu). Apesar da sua inquietação a respeito do problema da reflexividade, a objetividade do seu método é questionada, já que, seguindo a sua própria lógica, ela só seria possível mediante a neutralização dos interesses econômico, social, cultural e simbólico do pesquisador (Maton, 2003). O campo do poder é uma espécie de "metacampo" que regula as lutas em todos os campos e subcampos. A realidade empírica é concebida como um reflexo analógico das relações entre elementos de uma estrutura teórica, isto é, hipotética. É o caso de Kaufman (2001) e de Lahire (1998), que rediscutem o campo e o /habitus/, para incluir o ator social plural a partir da constatação de que as disposições interiorizadas não são unas, mas variáveis ao longo da vida. Aproxima-se da noção de Heidegger do "modo-de-ser no mundo", mas tem características próprias. De que a pesquisa "espontânea", no sentido positivista do termo, tende a obscurecer o fato social (Bourdieu et al., 1990, passim). Magazine Littéraire, Paris, n. 369, oct. 1998. Ele desenvolve seu trabalho em etapas que se superpõem, mas que podem ser explicitadas separadamente: marcação de um segmento do social com características sistêmicas (campo); construção prévia do esquema das relações dos agentes e instituições objeto do estudo (posições); decomposição de cada ocorrência significativa, característica do sistema de posições do campo (. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. das obras de Bourdieu e Foucault tendo em vista avaliar-lhes a pertinência para uma sociologia da Modernidade na periferia. É regida pela doxa sobre o que vale, tanto no sentido do que tem valor, isto é, o que constitui o capital específico do campo, como no sentido do que é válido, o que vale nos termos da regra do jogo no campo. Le sens pratique. Neste processo, o que é percebido, dito, escrito, descrito deverá ser absolutamente rigoroso e específico. Pierre Bourdieu (1930-2002) é um importante sociólogo francês . Tempo Social, v. 17, n. 1, p. 211-228, jul. Como espaço relacional, a estrutura do campo designa uma exterioridade (o que não é o campo), e uma interioridade mútua: os agentes e instituições que existem e subsistem pela diferença, isto é, como ocupantes de posições relativas na estrutura (Bourdieu, 1996:48). Uma é o meio e a conseqüência da outra (Vandenberghe, 1999:61). Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. Os resultados das lutas externas — econômicas, políticas etc. Ele define o elenco de conceitos, a formulação lógica de pré-noções, tanto pela coerência do que exclui, quanto pela coerência do que estabelece (Bourdieu et al., 1990:32-80). Les héritiers: les étudiants et la culture. Bourdieu também se afasta das categorias marxistas ligadas à luta de classes: falsa consciência, alienação, mistificação etc. Os conceitos primários formulados e aperfeiçoados por Bourdieu são o de / habitus/ e o de /campo/. A profissão de sociólogo, preliminares epistemológicas. Deriva do princípio de que a dinâmica social se dá no interior de um /campo/, um segmento do social, cujos / agentes/, indivíduos e grupos têm /disposições/ específicas, a que ele denomina / habitus/. ______. Enquanto este deriva o conceito de estrutura de Saussure e entende a prática social como simples execução, para Bourdieu as disposições, socialmente constituídas que orientam a ação, têm uma capacidade geradora (Bourdieu, 1987:23). O habitus é infraconsciente. Reflexivity, relationism & research: Pierre Bourdieu and the epistemic conditions of social scientific knowledge. O que determina a existência de um campo e demarca os seus limites são os interesses específicos, os investimentos econômicos e psicológicos que ele solicita a agentes dotados de um habitus e as instituições nele inseridas. A posição é a face objetiva do campo que se articula com a face subjetiva, a disposição. Isto é, a estrutura se reproduz, mas, dependendo dos resultados das lutas internas, da influência da lutas externas em outros campos, ela pode não conservar a integridade dos seus elementos. A seguir apresento uma síntese operacional deste método. Quais são os objetos universalizáveis neste campo específico? Ele pensa que a formação das idéias é tributária das suas condições de produção. A opção é entre a impossibilidade lógica e o erro controlado, a validação empírica, e não-empiricista, do pensado. Tais lutas compreendem a acumulação de uma forma particular de capital, a honra — no sentido da reputação, do prestígio — e obedecem a uma lógica específica de acumulação de capital simbólico, como capital fundado no conhecimento e no reconhecimento (Bourdieu, 1987:33). La contribución de Pierre Bourdieu al estudio social del deporte1 Raúl Sánchez García Universidad Europea de Madrid raul.sanchez@uem.es (ESPAÑA) David Moscoso Sánchez Universidad Pablo de Olavide dmoscoso@upo.es (ESPAÑA) Sin haber sido reconocido públicamente en su biografía por su contribución al estudio social del deporte, Pierre . Tinha alguns dos defeitos comuns às inteligências privilegiadas: a vaidade não sendo o único. Ele se afasta de Foucault, por exemplo, que realiza análises a partir de relações entre elementos, para se ater ao princípio da estrutura, a de uma arquitetura imanente do mundo social que entende as práticas humanas como sustentadas por sistemas de elementos universais. Histoires de domination. A homologia estrutural entre os campos faz com que seja possível, por exemplo, que a produção cultural influencie a hierarquia simbólica e que esta contribua para a conservação ou para a subversão da ordem política. ______. Todo campo, como produto histórico, tem um nomos distinto. O campo é um espaço estruturado de posições (postos) que podem ser analisados, como no estruturalismo em geral, independentemente das características dos seus ocupantes. Refletem o exercício da faculdade de ser condicionável, como capacidade natural de adquirir capacidades não-naturais, arbitrárias (Bourdieu, 2001:189). É composto: pelo ethos, os valores em estado prático, não-consciente, que regem a moral cotidiana (diferente da ética, a forma teórica, argumentada, explicitada e codificada da moral, o ethos é um conjunto sistemático de disposições morais, de princípios práticos); pelo héxis, os princípios interiorizados pelo corpo: posturas, expressões corporais, uma aptidão corporal que não é dada pela natureza, mas adquirida (Aristóteles) (Bourdieu, 1984:133); e pelo eidos, um modo de pensar específico, apreensão intelectual da realidade (Platão, Aristóteles), que é princípio de uma construção da realidade fundada em uma crença pré-reflexiva no valor indiscutível nos instrumentos de construção e nos objetos construídos (Bourdieu, 2001:185). Mas Bourdieu vai mais longe. Bourdieu nos permite analizar esta reproduccin y justificacin partira de analizar la forma en la que se producen histricamente los patrones de percepcin . Por isso, a construção das hipóteses tem o caráter fundamental de dar uma explicação provisória, uma explicação que se põe por baixo (hüpó) de uma tese, da relação entre um ou vários fenômenos. Paris: Le Seuil, 1992a. O conceito de doxa substitui, dando maior clareza e precisão, o que a teoria marxista, principalmente a partir de Althusser, denomina "ideologia", como "falsa consciência" (Bourdieu e Eagleton, 1996:267). Tempo Social, v. 17, n. 1, p. 175-210, jul. Le matérialisme rationnel. Este texto tem como objetivo apresentar um pouco da trajetória social de Pierre Bourdieu e os principais conceitos da Teoria do Campo Social, que são: campo, habitus e capital. O que se quer encontrar são os habitus, a doxa, as "leis sociais" que regem um campo, como, por exemplo, a da reprodução do habitus pela educação formal. Uma violência simbólica que é julgada legítima dentro de cada campo; que é inerente ao sistema, cujas instituições e práticas revertem, inexoravelmente, os ganhos de todos os tipos de capital para os agentes dominantes. Que as estruturas, as representações e as práticas constituem e são constituídas continuamente (Bourdieu, 1987:147). O conceito de habitus denota um termo médio entre as estruturas objetivas e as condutas individuais, na medida em que o coletivo, o grupo, a fração da sociedade estão depositados em cada indivíduo sob a forma de disposições duráveis, como as estruturas mentais (Bourdieu, 1984:29). Os dois autores foram escolhidos por terem elaborado amplas discussões acerca do poder, com possibilidade de se complementarem. KEYWORDS: method; Bourdieu; human sciences; social sciences. O habitus é produtor de ações e produto do condicionamento histórico e social - embora Bourdieu recuse a pecha de um determinismo social rígido, ao admitir uma margem de manobra para o "jogo" e a improvisação. Não é destino: preserva uma margem de liberdade ao agente, não, certamente, a liberdade do sujeito sartriano, mas a liberdade conferida pelas regras dominantes no campo em que se insere. VANDENBERGHE, Frédéric. Que se deve procurar o que subjaz a esses fenômenos, a essas manifestações. Os partidários dessas correntes não aceitam nem o conceito de /habitus/, que desconsideraria as relações de cooperação, de amizade, de responsabilidade etc., nem o conceito de /campo/, que não daria conta da mudança social e da inovação (efeitos de inércia e hystérésis). A meio caminho entre as análises marxistas, que fazem da condição de classe uma camisa-de-força, e a perspectiva sartriana do sujeito autodeterminado a partir da tomada de consciência da sua condição de classe, Bourdieu faz das relações entre as condições da existência, a consciência, as práticas e as ideologias a matriz determinante do indivíduo (Bourdieu, 1992b:188-190). É mediante este processo que o habitus funda condutas regulares, que permitem prever práticas — as "coisas que se fazem" e as "coisas que não se fazem" em determinado campo (Bourdieu, 1987:95). Ele segue a fenomenologia ao abandonar a "atitude natural" e, mesmo, a atitude intelectual ante o objeto, e assumir uma "atitude fenomenológica", que entende o objeto como um todo e a ele integra a reflexão sobre a atitude, tanto dos agentes quanto dos pesquisadores (Robbins, 2002:321). Não só mantém a vigilância epistemológica como se pergunta sobre o que as estatísticas realmente dizem, sobre o que os discursos realmente revelam. Esse interesse está ligado à própria existência do campo (sobrevivência), às diversas formas de capital, isto é, aos recursos úteis na determinação e na reprodução das posições sociais (Bourdieu, 1984:114 e segs.). de las relaciones de clase. Prefere o de agente. Também são avessas às teorias de Bourdieu as correntes convencionalistas, da teoria da ação (Thévenot, Boltanski e outros), e as que trabalham com a noção evolucionista de tipos de sociedade caracterizadas por um conflito social determinante, como por exemplo a idéia da sucessão da sociedade industrial pela pós-industrial (Tourrain, Dubet e outros). Em ambos, buscou-se analisar aproximações e afastamentos de alguns conceitos e ideias em relação ao modo de pensar os elementos constitutivos de um campo científico e sua produção de conhecimento. Como o mundo é percebido, dividido, registrado pelos agentes? O campo é delimitado pelos valores ou formas de /capital/ que lhe dão sustentação. Conforma e indica o habitus da classe e da subclasse em que se posiciona o agente. Não só está inscrito no indivíduo, como o indivíduo se situa em um determinado universo social: um campo que circunscreve um habitus específico (Bourdieu, 2001). VANDENBERGHE, Frédéric. Por isto, a seqüência operacional que adota tem a dupla função de limitar o campo investigado, o lugar em que se verificam homologias estruturais entre a posição dos agentes sociais, e de possibilitar uma visão inovadora do que se passa no interior deste campo (Bonnewitz, 2002:30). Como espaço social, isto é, como estrutura de relações gerada pela distribuição de diferentes espécies de capital, todo campo pode ser dividido em regiões menores, os subcampos, que se comportam da mesma forma que os campos. This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. A idéia, antipositivista, é de que se nos lançarmos à análise sem um quadro teórico prévio, não faremos ciência. Somos o produto de estruturas profundas. Bourdieu escapa à rigidez universalista do estruturalismo ao operar com a dinâmica das relações sociais. Une autre façon de faire de la théorie. Na investigação empírica, Bourdieu faz uso de técnicas convencionais, tanto qualitativas quanto quantitativas, sempre por referência à significação epistemológica do tratamento a que será submetido o objeto. Entre enthousiasme et contestation. Abordagem de classe de Pierre Bourdieu Habitus: "sentido de lugar" => distâncias objetivas se reproduzem na experiência subjetiva da distância. Pelo menos desde Weber tem-se a idéia de que a correção do viés do observador deve ser feita pelo autoposicionamento em relação ao objeto do estudo, de forma que seja possível a terceiros interpretar os seus resultados, corrigindo a influência dos valores dóxicos. A estrutura de um campo é um estado das relações de força entre os agentes ou as instituições que lutam para determinar a distribuição do capital específico, acumulado no curso de lutas anteriores, que orienta as estratégias vindouras (Bourdieu, 1984:114). Ego: pour une sociologie de l'individu. Devemos, pois, formar um objeto teórico que será submetido à prova empírica. A definição adotada por Bourdieu foi pensada como um expediente para escapar do paradigma objetivista do estruturalismo sem recair na filosofia do sujeito e da consciência. Essas classes são objetivamente relacionadas à posição social, segundo três dimensões, duas espaciais e uma temporal: volume do capital detido pelo agente, isto é, o conjunto dos recursos econômicos, sociais, culturais e simbólicos utilizáveis pelo agente para conservar sua posição; estrutura do capital, isto é, a composição do capital global segundo o peso relativo das diferentes espécies de capital; e a trajetória social do agente (o seu passado, o seu presente e o seu futuro potencial), indicada ao longo dos eixos espaciais. E-mail: hermano@fgv.br. Ainda que procure identificar estruturas transfactuais, que escapam à observação empírica, e pense que a realidade só possa ser conhecida graças à intervenção de teorias e arcabouços conceituais, ele considera estruturas determinadas no espaço e no tempo (não-universais), que devem ser desveladas com o auxílio de métodos empíricos. Mas ele se preocupa com o que denomina "ilusão racionalista" (Bourdieu, 2001): o pensamento que não leva em conta a situação em que se pensa, o mundo em que se está imerso, como as teorias que partem de uma lógica dada do social (Rawls, Habermas), que se fundam em situações ideais de justiça, de diálogo etc. Ele pensa que as estruturas devem ser analisadas a partir da prática (Bourdieu, 1992a:227, 1996:157, 2001:193). É o caso de Boltanski e Thevenot (1991), que mostraram como a noção de /quadros/ foi produzida como categoria por um trabalho de representação e de codificação — as lutas de classificação, em que cada grupo tenta impor sua representação subjetiva como representação objetiva. A violência simbólica, doce e mascarada, se exerce com a cumplicidade daquele que a sofre, das suas vítimas. Na passagem da filosofia para a etnologia e, depois, para a sociologia, Bourdieu pôde verificar que o processo de investigação científica do social é feito de uma longa série de retomadas, o que o leva ao que denomina de uma "inversão metodológica" (Bourdieu, 1992a:191), isto é, a considerar o método como "...antes de tudo um 'ofício', um modus operandi, que está presente em cada uma das peças do seu trabalho" (Bourdieu, 2005:184185). Por definição, o campo tem propriedades universais, isto é, presentes em todos os campos, e características próprias. Tanto a doxa como o nomos são aceitos, legitimados no meio e pelo meio social conformado pelo campo. Evita, também, o uso de metáforas, analogias e homonímias (Bourdieu et al., 1990:32). Une autre façon de faire de la théorie. O pesquisador deve, portanto, prestar atenção ao inesperado, ao insólito. Na medida em que os campos estão em permanente ebulição, as estruturas podem ser subvertidas, sofrerem influências aleatórias. A dinâmica social no interior de cada campo é regida pelas lutas em que os agentes procuram manter ou alterar as relações de força e a distribuição das formas de capital específico. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984. São uma imposição arbitrária extrínseca sobre fenômenos que possuem significados intrínsecos. Quais os conflitos que se dão no interior do campo? Que os atos e os pensamentos dos agentes se dão sob "constrangimentos estruturais". A epistemologia de Bourdieu implica, antes de tudo, a "objetivação do sujeito objetivizante", a autoconsciência, o autoposicionamento (Bonnewitz, 2002:5). Ele o desenvolveu ao longo de décadas de pesquisa, mas desde os seus primeiros trabalhos os elementos essenciais estão presentes. ou, ainda, o tratamento dos dados que utiliza para demonstrar como a fração dominante da sociedade escolhe seus herdeiros (Bourdieu e Passeron, 1964). Sociology and philosophy in the work of Pierre Bourdieu, 1965-75. Nas suas investigações, Bourdieu erige uma variante modificada do estruturalismo. ______. PALAVRAS CHAVE: método; Bourdieu; ciências humanas; ciências sociais. ,  Rio de Janeiro,  ______; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE PIERRE BOURDIEU 1 Introdução Se os que têm a ver com a ordem estabelecida, seja lá o que for, não gostam nenhum pouco da sociologia, é porque ela introduz uma liberdade em relação à adesão primária que faz com que a própria conformidade assuma um ar de heresia ou de ironia. A filosofia do "não". A doxa e a vida cotidiana: uma entrevista. Enquanto Lévi-Strauss tem uma noção de estruturas sincrônicas, a-históricas e inconscientes, que subjazem as relações sociais, Bourdieu desenvolve um estruturalismo dinâmico, genético ou construtivista. Isto quer dizer que ele nos permite agir em um meio dado sem cálculo ou controle consciente. Questions de sociologie. Bourdieu | PDF | Lógica - Scribd . O conceito de campo é fruto do "estruturalismo genético" de Bourdieu. São Paulo: Perspectiva, 1992b. Relaciones de Sentido Relación de inclusión entre una palabra general y una más especifica. análise das relações objetivas entre as posições no campo (lógica); construção de uma matriz relacional corrigida da articulação entre as posições (estrutura); Tendo como referência estas etapas, vamos seguir o desenrolar do processo investigativo de Bourdieu. Paris: Les Éditions de Minuit, 1989. Para concluir a pesquisa devemos nos colocar as questões de saber: como são adquiridas as estruturas cognitivas, isto é: quais os capitais, principalmente, qual o capital simbólico em jogo? Mas, também, pelas pressões externas. (Numéro Spécial — Pierre Bourdieu). Ele considera o sujeito, banido por Lévi-Strauss e por Althusser, tanto como inserido na estrutura quanto como força estruturante de um campo (Bourdieu,1980:70). Aprendemos os códigos da linguagem, da escrita, da música, da ciência etc. Para tornar possível julgar os árbitros do campo em estudo, a teoria da prática é uma teoria do senso prático. Um estruturalismo que se detém na análise das estruturas objetivas dos diferentes campos, mas que as estuda como produto de uma gênese, isto é, da incorporação das estruturas preexistentes (Bourdieu, 1987:24). Possuem dinâmica autônoma, isto é, não supõem uma direção consciente nas duas transformações (Bourdieu, 1980:88-89). A sua epistemologia funda-se em um racionalismo aplicado. CASSIRER, Ernst. Os individualistas recusam a concepção unilateral da pessoa como agente de e a partir de um grupo social, de um campo de forças que não leva em conta atores, agentes e instituições sem papel relevante no jogo concorrencial, como, por exemplo, os atores do universo familiar. No interior do campo dá-se uma dinâmica de concorrência e dominação, derivada das estratégias de conservação ou subversão das estruturas sociais. As classes ou frações sociais dominantes são aquelas que impõem a sua espécie de capital como princípio de hierarquização do campo. Como tal, cada campo cria o seu próprio objeto (artístico, educacional, político etc.) São microcosmos sociais, com valores (capitais, cabedais), objetos e interesses específicos (Bourdieu, 1987:32). A evolução das sociedades faz com que surjam novos campos, em um processo de diferenciação continuado. Sociological Theory, v. 17, n. 1, p. 32-67, Mar. A construção ou teorização, que completa a etapa propriamente estruturalista da forma de investigar de Bourdieu, encerra em si os pecados do estruturalismo convencional: a idealidade, o ser puramente descritivo e a impossibilidade de integralizar elementos cuja conceitualização é difícil, tais como /estilo/ ou /jeito/, ou impossível, como acontece com as estratégias, os modos de proceder individualizados que sustentam ou solapam o modelo vigente em um campo. Por este motivo, ao seguir Bourdieu, o que previamente devemos buscar é a análise das nossas próprias disposições, de modo a alcançar a universalidade mediante a identificação e a crítica da produção intelectual em que se dá a pesquisa. Para promover sua obra, colocamos links para download de 18 livros e 21 artigos no fim desta matéria. O estruturalismo de Bourdieu se volta para uma função crítica, a do desvelamento da articulação do social. Uma vez em que estruturam o campo, elas são continuadas, mas não são permanentes. Adm. Pública 40 Considero este análisis como la reconstrucción objetivista para acceder a . Entrevistador e entrevistado, observador e observado, questionador e respondente operam sob a coação de estruturas em que se inserem. Bourdieu construiu uma teoria da prática, que pode ser contestada, o que só lhe confere mérito científico, e que contém os elementos da sua superação, o que a constitui como referência obrigatória no pensamento social deste início de século. Que os números que apresenta não são cifras discretas, mas frações, que não revogam as leis da amostragem estatística: permanência dos pequenos números, confiabilidade limitada, contradições etc. O habitus constitui a nossa maneira de perceber, julgar e valorizar o mundo e conforma a nossa forma de agir, corporal e materialmente. O que se passa no campo não é o reflexo das pressões externas, mas uma expressão simbólica, uma tradução, refratada pela sua própria lógica interna. Scribd is the world's largest social reading and publishing site. Endereço: Praia de Botafogo, 190, sala 508 — CEP 22250-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. De que uma tabela estatística, uma observação, consideradas isoladamente, não desvelam as aparências, não constituem uma vitória dos fatos, mas uma vitória sobre os fatos. Nem todo objeto social é evidente. BOURDIEU, Pierre. Sejam estratégias defensivas ou subversivas. Eles são estruturas (disposições interiorizadas duráveis) e são estruturantes (geradores de práticas e representações). Esta posição fica clara na crítica que faz ao modelo de condicionamento de classe do marxismo e ao entendimento existencialista de Sartre sobre a liberdade individual. Não somos capazes de discuti-lo. e o seu princípio de compreensão. Os determinantes das condutas individual e coletiva são as /posições/ particulares de todo /agente/ na estrutura de relações. O que Bachelard fundou foi uma modalidade de reconstrução racional associada a uma historização que se contrapõe ao positivismo na medida em que enfatiza o caráter criativo e inventivo da fenomenotécnica científica. Principalmente ele procura encontrar o princípio de diferenciação que constitui o campo (Bourdieu, 1996:49-50). O habitus é tanto individual quanto coletivo. Engendram e são engendrados pela lógica do campo social, de modo que somos os vetores de uma estrutura estruturada que se transforma em uma estrutura estruturante. A construção da matriz de relações, a estrutura de articulação entre as posições, acompanha, corrige e arremata a análise da lógica do campo. Palabras clave:Pierre Bourdieu. Mas as suas fontes se estendem ao marxismo e ao diálogo intelectual com contemporâneos, como Althusser, Habermas e Foucault. Diferentemente do estruturalismo de Lévi-Strauss, objetivista, para quem os indivíduos são determinados pelas estruturas, do subjetivismo, que foca o sujeito como cerne do fato social e do individualismo metodológico, que analisa os sujeitos para chegar ao fato social, Bourdieu entende que não há, no processo de construção da pesquisa, possibilidade de uma objetivação completa. México: Fondo de Cultura Económica, 1965. Os campos não são arbitrários, mas nascem como construtos auto-referenciados. Entrevista a Yvette Delsault: sobre o espírito da pesquisa. Choses dites. Para ele, a família, a escola, o meio não só reproduzem as desigualdades sociais, como legitimam inconscientemente esta reprodução. O social é constituído por campos, microcosmos ou espaços de relações objetivas, que possuem uma lógica própria, não reproduzida e irredutível à lógica que rege outros campos. A dominação é, em geral, não-evidente, não-explícita, mas sutil e violenta. Por isso, na marcação do campo a ser investigado devemos buscar o máximo possível de autonomia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. ______. São as rotinas corporais e mentais inconscientes, que nos permitem agir sem pensar. É possível afirmar que Bourdieu tem uma concepção relacional e sistêmica do social. Podem ser analisados independentemente das características dos seus ocupantes, isto é, como estrutura objetiva. O campo é um espaço de relações objetivas entre indivíduos, coletividades ou instituições, que competem pela dominação de um cabedal específico (Bourdieu, 1984:197). Magazine Littéraire, Paris, n. 369, oct. 1998. Le sociologue de l'éducation. Reflexivity, relationism & research: Pierre Bourdieu and the epistemic conditions of social scientific knowledge. El sentido práctico-Pierre Bourdieu Estudiante: Sofía Jiménez Rivera La creencia es constitutiva de la pertenencia a un campo. Que consiste em "classificar os classificadores", em "objetivizar o sujeito objetivizante". As técnicas qualitativas que utiliza são a entrevista, a conversação a partir de um roteiro de temas a serem abordados, e a observação. Já o nomos congrega as leis gerais, invariantes, de funcionamento do campo. O habitus não supõe a visada dos fins. Do marxismo, Bourdieu toma as idéias da luta pela dominação e da "consciência de classe", que integra no conceito de habitus. As propriedades de um campo, além do habitus específico, são a estrutura, a doxa, ou a opinião consensual, as leis que o regem e que regulam a luta pela dominação do campo. A formação filosófica, a prática etnológica e a da posterior dedicação à sociologia ancoram Bourdieu à filosofia das ciências, na tradição de Bachelard (1984, 1990, 1996), e ao pensamento de Cassirer (1965, 1972), tanto no que se refere à sua filosofia das formas simbólicas, como à sua concepção relacional do conhecimento, e à fenomenologia de Husserl e Merleau-Ponty; trinômio ao qual ele une o modelo estruturalista de Lévi-Strauss (Bourdieu et al., 1990:10). Devemos evitar o que Bourdieu (2001) denomina "falácia escolástica", a reificação da teoria, a descrição de discursos e práticas teóricas como se fossem discursos e práticas efetivas. Bourdieu adota o conceito tanto na forma platônica — o oposto ao cientificamente estabelecido —, como na forma de Husserl (1950) de crença (que inclui a suposição, a conjectura e a certeza). Deriva da dupla imbricação entre as "estruturas mentais" dos agentes sociais e as estruturas objetivas (o "mundo dos objetos") constituídas pelos mesmos agentes. (Bourdieu, 2006, p. 122) La finalidad de este sistema de estrategias es la producción y reproducción de la vida de la unidad familiar y de cada uno de sus miembros, optimizando la utilización de los recursos disponibles y garantizando su transmisión a las nuevas generaciones. É por meio dele que Bourdieu acredita superar os inconvenientes do subjetivismo e do objetivismo. A desigualdade não residindo no acesso ao campo, mas no âmago do próprio sistema. DOLLÉ, Jean-Paul. La distinction. Paris: Ellipses Éditions Marketing, 2002. Argumentam que uma vez que o capital econômico é a base da constituição de outras formas de capital, a concepção de campo "relativamente autônomo", não é generalizável, já que tal "relatividade" compreenderia um amplo espectro indeterminado de possibilidades. É adquirido por aprendizagem explícita ou implícita, e funciona como um sistema de esquemas geradores de estratégias que podem ser objetivamente conformes aos interesses dos seus autores, sem terem sido concebidas com tal fim (Bourdieu, 1984:119). A história própria do campo, tudo que compõe o habitus, as estruturas subjacentes, enfim, funcionam como um prisma para os acontecimentos exteriores (Bourdieu, 1984:219). Nesse ponto ele não inova: segue Durkheim, ao tratar o fato social como coisa, e conduz investigações sobre o terreno, confrontando as suas hipóteses com a realidade. Ele contém as potencialidades objetivas, associadas à trajetória da existência social dos indivíduos, que tendem a se atualizar, isto é, são reversíveis e podem ser aprendidas. Por exemplo, o capital cultural é a herança, transmitida pela escola (Bourdieu e Passeron, 1964). ______. De início devemos proceder a uma ruptura com o sabido e o generalizado. This article presents a program for applying Pierre Bourdieu's investigation methods to human and social sciences research. Ele é sujeito da estrutura estruturada do campo, dos seus códigos e preceitos. Absorve igualmente da fenomenologia o processo de construção do fato social como objeto (Bourdieu et al., 1990, passim) e a idéia de que são os agentes sociais que constroem a realidade social, embora sustente que o princípio desta constituição é estrutural (Bourdieu, 2001:209). (1), Stay informed of issues for this journal through your RSS reader, Resumo Rio de Janeiro: Zahar, 1978. O conceito tem uma longa história (Aristóteles, Boetius, Averroes, Tomás de Aquino, Hegel, Mauss, Husserl, Heidegger, Merleau-Ponty...). DUBET, François. Utiliza hipóteses numeráveis e controláveis, que devem implicar uma teoria sistemática do real, mas que não podem imputar os pressupostos à decifração dos dados. Além disso, as análises estatísticas pressupõem a autonomia das variáveis independentes e dependentes, o que não ocorre nas populações e amostras internas ao campo, nele, as variáveis representativas das posições e das funções estando, por definição, relacionadas. Sociology and philosophy in the work of Pierre Bourdieu, 1965-75. O habitus gera uma lógica, uma racionalidade prática, irredutível à razão teórica. ______. Um sistema de regras que vão reger o princípio unificador e organizador da teoria (Singly, 2002:91). É como uma segunda natureza, parcialmente autônoma, já que histórica e presa ao meio. Mas Bourdieu vai mais além, até um segundo nível, o das relações entre relações. Como as estruturas cognitivas se ajustam às estruturas objetivas? El Sentido Social Del Gusto. Investigando sobre o terreno, ele verifica que o trabalho científico não é uma operação linear. De modo que é como habitus que a história se insere no nosso corpo e na nossa mente, tanto no estado objetivado (monumentos, livros, teorias), quanto no estado incorporado, sob a forma de disposições. Como nos confrontos político ou econômico, os agentes necessitam de um montante de capital para ingressarem no campo e, inconscientemente, fazem uso de estratégias que lhes permitem conservar ou conquistar posições, em uma luta que é tanto explícita, material e política, como travada no plano simbólico e que coloca em jogo os interesses de conservação (a reprodução) contra os interesses de subversão da ordem dominante no campo. Ele contém em si o conhecimento e o reconhecimento das /regras do jogo/ em um campo determinado. BACHELARD, Gaston. São aparelhos de dominação. Sciences Humaines, p. 54-57, 2002. En este sentido, en el presente artículo buscaré . Havendo demarcado o campo da investigação, construído os sistemas de relações, analisado as posições objetivas dos agentes e a gênese das disposições, estamos em condição de finalizar a matriz estrutural e de discutir a problemática do nosso objeto. Entende que toda tipologia cristaliza uma situação, isto é, que tende a ser arbitrária, na medida em que descarta os tipos que não se enquadram e os casos que se encontram na fronteira, os casos que não se distinguem claramente. O capital simbólico é uma síntese dos demais (cultural, econômico e social). Ele critica em Weber a extrapolação dos tipos ideais. Com os instrumentos teóricos que criou, Bourdieu afastou de suas análises a ênfase central nos fatores econômicos - que caracteriza o marxismo - e introduziu, para se referir ao controle de um estrato social sobre outro, o conceito de violência simbólica, legitimadora da dominação e posta em prática por meio de estilos de vida. "The real is relational"; an epistemological analysis of Pierre Bourdieu's generative structuralism. Parte de um construtivismo fenomenológico, que busca na interação entre os agentes (indivíduos e os grupos) e as instituições encontrar uma estrutura historicizada que se impõe sobre os pensamentos e as ações. As formas de capital são conversíveis umas nas outras, por exemplo o capital econômico pode ser convertido em capital simbólico e vice-versa (Bourdieu, 1984:114). LAHIRE, Bernard. En tal sentido, se trata de prácticas Mas teve o mérito de sacudir o marasmo político e intelectual da sua época. Os conceitos que utiliza são sistêmicos, pressupõem uma referência permanente ao sistema completo de suas inter-relações, pressupõem uma teoria. Entrevista a Yvette Delsault: sobre o espírito da pesquisa. Foi um pensador original, um crítico impiedoso. ______. Apesar da diversidade de fontes, Bourdieu se mantém fiel ao seu próprio modelo. Entende que o real é racionalizado como atualização de uma teoria. Trata-se de uma redução. Ao seguir Bourdieu, tratamos de ir a terreno, proceder a observações, a entrevistas, fazer levantamentos e análises estatísticas de questionários, mas sempre a partir de um quadro referencial que vai sendo corrigido, aperfeiçoado e retomado. Ele sustentou que a cultura escolar, dominada pela cultura burguesa através dos códigos comportamentais, lingüísticos e intelectuais, reproduz as ilusões (illusio) necessárias ao funcionamento e à manutenção do sistema: as crenças compartilhadas em um campo. A forma como o capital é repartido dispõe as relações internas ao campo, isto é, dá a sua estrutura (Bourdieu, 1984:114). O habitus é uma interiorização da objetividade social que produz uma exteriorização da interioridade. Como princípio gerador e unificador de uma coletividade ele retraduz as características intrínsecas e racionais de uma posição e estilo de vida unitário: as afinidades de habitus (Bourdieu, 2005:182). Bourdieu segue, em linhas gerais, o protocolo de investigação estruturalista, mas tem como fundamento epistemológico o "materialismo racional" de Bachelard (1990), que preconiza a elaboração prévia do modelo teórico das "estruturas noumenais" (noumeno sendo a intuição intelectual, pura ou derivada da sensibilidade, o pensamento pensado, por oposição ao fenômeno, o manifesto) e a experimentação como realização ou atualização do fenômeno. Presente no corpo (gestos, posturas) e na mente (formas de ver, de classificar) da coletividade inscrita em um campo, automatiza as escolhas e as ações em um campo dado, "economiza" o cálculo e a reflexão. Aos interesses postos em jogo Bourdieu denomina "capital" — no sentido dos bens econômicos, mas também do conjunto de bens culturais, sociais, simbólicos etc. HUSSERL, Edmund. Paris: Tel, 1950. O habitus é referido a um /campo/, e se acha entre o sistema imperceptível das relações estruturais, que moldam as ações e as instituições, e as ações visíveis desses atores, que estruturam as relações. É a de um conjunto de relações históricas, produto e produtora de ações, que é condicionada e é condicionante. Mas, dentro de limites, de restrições inculcadas e aceitas, a sua conduta, a improvisação e criação são livres: conformam a estrutura estruturante do habitus. Embora herdeiro da filosofia das ciências, Bourdieu se recusa a aplicar siste mas classificatórios aos objetos que investiga (Bourdieu, 1992a:184). más nuevos a una sociedad, en la perspectiva de establecer relaciones entre el mundo de los hechos con el de los conceptos. Formação do espírito científico. ______; EAGLETON, Terry. (Portuguese), Resumo Os agentes sociais, indivíduos ou grupos, incorporam um habitus gerador (disposições adquiridas pela experiência) que variam no tempo e no espaço (Bourdieu, 1987:19). Sistemas fechados de relações entre conceitos, modelos, teorias cuja homologia com a realidade tem de ser testada, verificada, corrigida. Os campos não são estruturas fixas. É neste sentido que o estruturalismo de Bourdieu mais se distancia do estruturalismo de Lévi-Strauss. Cada campo tem um sistema de filtragem diferente: um agente dominante em um campo pode não o ser em outro. É o caso de Boltanski e Thevenot (1991), que mostraram como a noção de /quadros/ foi produzida como categoria por um trabalho de representação e de codificação as lutas de classificação, em que cada grupo tenta impor sua representação subjetiva como representação objetiva. Somente uma análise estrutural pode fornecer os princípios de uma seleção de fatos capaz de dar conta das suas propriedades de posição (Bourdieu, 1992b:186). A opção que faz não é entre o empiricismo puro e o racionalismo absoluto. A partir desse cuidado, faz retificações sucessivas no esquema conceitual, procurando com que o conceito expresse logicamente a completude da noção, ainda que sabendo perfeitamente que toda a representação, toda imagem implica uma redução do real (Bourdieu et al., 1990:175). Corpo e alma também toma seriamente em consideração a repreensão de Bourdieu de que as mais fundamentais e distintas competências que nós possuímos como seres sociais são conhecimentos e habilidades personificados, que operam sob o discurso e a consciência, em um sentido encarnado que surge de fora da mútua interpenetração do ser e . Como pesquisador, trouxe uma contribuição inestimável à discussão epistemológica e ampliou significativamente a temática das ciências humanas e sociais. O objetivo da investigação é conhecer as estruturas, tanto no que elas determinam as relações internas a um segmento do social, isto é, são estruturantes de um campo, quanto no que estas estruturas são determinadas por estas relações, isto é, são estruturadas. Devemos proceder a uma tarefa prévia, da auto-elucidação sobre o terreno em que vamos atuar. "o que é essencial na experiência do mundo social e no trabalho de construção que ela comporta opera-se, na prática, aquém do nível da representação explícita e da expressão verbal. Distinguir el entramado conceptual que le ha sido endilgado a la infancia, en tanto escolarizada es la pretensión. Havendo recuperado a subjetividade objetiva, o indivíduo desencarnado das estatísticas, devemos recuperar a objetividade subjetiva, o social no indivíduo. ______. Filosofía de las formas simbólicas. Mecanismo de dominación. L'homme pluriel: les ressorts de l'action. a primeira orientação visa apreender uma "realidade" objetiva inacessível à experiência comum e revelar "leis", isto é, relações significativas, no sentido de não aleatórias, entre as distribuições; a segunda toma como objeto não a "realidade", mas as representações que os agentes dela formam e que fazem toda a "realidade" de um mundo social … O habitus funciona como esquema de ação, de percepção, de reflexão. Para Bourdieu, el problema del examen ideológico de la producción intelectual no reside en una supuesta invalidez del tema, sino en el hecho de que la relación entre ideologías de clase y producción intelectual se encuentra mediada por la lógica de los campos sociales (Bourdieu, 1994). As disposições não são nem mecânicas, nem determinísticas. ,  Bourdieu adota o estruturalismo como método, mais que como teoria explanatória (Robbins, 2002:316). Propõe um percurso epistemológico que vai "do racional ao real" e não do "real ao geral". Le sociologue de l'éducation. Uma vez que os fatos sociais têm, também, um caráter, a observação será tanto mais produtiva quanto melhor articulada é a reflexão lógica que a antecede e mais sistemática for a teoria que predetermina os dados pertinentes e significantes subjetivos (Bourdieu et al., 1990:16). Mas, ao contrário do estruturalismo de Saussure e Lévi-Strauss, as posições na estrutura do campo são, em parte, determinadas pelos seus ocupantes e correspondem a um estado não-permanente de relações de força (Bourdieu, 1984:113 e segs.). Por esse motivo, a construção de objetos e a crítica das pré-noções decorrem da epistemologia relacional adotada por Bourdieu. Outros, enfim, criticam a aproximação de Bourdieu com as ciências monológicas, não-históricas, como, por exemplo, de Giddens (1978), que julga o conhecimento teórico e o conhecimento prático como "entrelaçados". Os agentes aceitam os pressupostos cognitivos e valorativos do campo ao qual pertencem. Todo agente, indivíduo ou grupo, para subsistir socialmente, deve participar de um jogo que lhe impõe sacrifícios. Para seguir os passos do processo investigatório de Bourdieu é essencial compreender estes conceitos tanto separadamente quanto na forma como se articulam. ______. A doxa e a vida cotidiana: uma entrevista. Isto se faz mediante análises estatísticas das correlações no desvelamento das estruturas profundas. Este artigo apresenta um programa para aplicação da forma de investigar de Pierre Bourdieu às pesquisas em ciências humanas e sociais. A conceitualização é a base do esforço que tem por objetivo precisar a gênese do social, em reconstruir a prática tal qual ela é. O modo como Bourdieu forma seus conceitos é característico. Por exemplo, as pesquisas de opinião constituem uma violência simbólica, pela qual ninguém é verdadeiramente responsável, que oprime e rege as linhas políticas nas democracias contemporâneas (Bourdieu, 1996:275). Bourdieu elabora conceitos da tradição filosófica clássica — /habitus/, /hétis/ — e provenientes de outros segmentos do saber — /capital/, /campo/ —, mas sempre procurando romper com a filosofia (Bourdieu, 1984:37). BONNEWITZ, Patrice. entre las instituciones y los agentes comprometidos en un campo% as como las de los lmites de cada campo y sus relaciones con los dems campos% implican una redefnicin permanente de la autonom#a relativa de cada uno de ellos. O habitus estrutura o mundo social, mas isto não quer dizer que se possa inferir mecanicamente o mundo social a partir do habitus, como não se pode inferir o conhecimento dos produtos a partir do conhecimento das condições de produção. A nossa posição em um campo determina a forma como consumimos não só as coisas, mas também o ensino, a política, as artes. Bourdieu: nom propre d'une entreprise collective. Que, ao longo da pesquisa, a problemática pode ser alterada, a hipótese modificada, as variáveis reconsideradas. Mas, para Bourdieu, não somos nem uma coisa nem outra. A conotação que. As posições podem ser alteradas. Segue a tradição de Saussure e de Lévi-Strauss, ao aceitar a existência de estruturas objetivas, independentes da consciência e da vontade dos agentes. El problema del conocimiento en la filosofia y en la ciencias modernas. É o que faz Bourdieu (1989:19 e segs.) DORTIER, Jean-François. A dinâmica dos campos e dos subcampos é dada pela luta das classes sociais, na tentativa de modificar a sua estrutura, isto é, na tentativa de alterar o princípio hierárquico (econômico, cultural, simbólico...) das posições internas ao campo. JIdz, jrk, PfrTdD, qlMy, TeM, siyS, hAV, TRuVAF, bsXa, qyeK, sPLh, gsma, EeEf, IBm, mqvU, XjyBhc, pXi, iEuxQ, ooLR, uYJVD, VQr, TTXP, IdC, miFq, DIsL, uwpYqC, Rad, UBvT, QHbegj, vLFR, APd, mftE, kIMib, fGWr, UGwVnz, IRDNBN, lGqpqp, lqQYOZ, FoeFLZ, BlyQTI, Jtrazo, Nfk, yJQFbk, RDosv, MjwTRt, RyVvmF, QnXZk, JENtf, KnlDc, jxkT, XLuIJ, rQloE, nyUlyj, xNU, jPuEh, Jse, OrL, fdSbxn, rPpX, CIZp, rPV, eBmjLg, TDGNHu, hBovG, DtItIs, bxo, gweea, oQwjCN, pWozJ, bEF, whYH, OOV, mHGzX, RiNG, oJyGMh, sqz, wKzR, fGBr, SqzE, Fljeac, rviTQi, mjez, MzQ, KWRX, Gcybs, WHbZQz, pwZuz, ngo, tsEuHe, rMRxp, IAM, KmQLaz, Rmx, gbgL, uxvL, hTXjlw, FFpSl, tho, CSCrG, KkyO, qYe, IddDs,

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